No artigo de hoje abordaremos sobre o assunto da segurança privada no Brasil, como começou e quais foram os fatores que inspiraram a criação e regulamentação dessa profissão, além disso também deixaremos alguns links de onde conseguir se candidatar para algumas vagas.
Segurança privada
É conhecido como segurança privada todo serviço que dispõe de meios para guardar (fornecer proteção) a um patrimônio, podendo ser do governo ou privado, com também de pessoa física.
Foi uma profissão que teve seu início na década de 70 no Brasil, devido ao período de regime militar, onde existia um grupo de pessoas que começaram a atacar instituições e estabelecimentos a fim de conseguir dinheiro e alimento, entre qualquer outro benefício de maneira ilegal.
No final do de 1969 o governo entendeu a necessidade de começar a fornecer segurança para esses locais que mexem com grande quantidade de dinheiro ou mercadorias, assim como patrimônio importantes.
A lei 7.102 que está responsável por regulamentar essa profissão como profissões e promover os direitos necessários para quem trabalha por meio dela. É importante dizer que a segurança não é apenas feita com pessoas, mas todo os processo de pessoas equipamentos como: armamento, alarmes, câmeras, cerca elétrica entre outros, são responsáveis por aumentar essa proteção.
Para ter esse tipo de profissão é necessário se especializar num curso a nível tecnólogo em alguma instituição, geralmente privada e ser aprovado, além disso treinamentos serão necessários visto que o profissional lidará com armas de diferentes tipos, assim como deverá estar preparado para qualquer situação perigosa.
Quais opções de trabalho
Existem inúmeras opções de trabalho para quem escolhe esse tipo de profissão, a maioria são bem remuneradas, com salário base de 6.500, as variações dos valores vão de acordo com as atribuições e instituição que você escolherá trabalhar.
Transporte de valores: Empresas que utilizam carros fortes (como a Prossegur) para transportar o dinheiro, existem uma necessidade de contar com algum tipo de segurança treinada para agir em qualquer tipo de ataque, impedindo que os valores sejam extraviados.
Agências Bancárias: Seja federal ou não, os bancos precisam de algum tipo de segurança em momento de funcionamento. Todo banco possui dois lados o externo (onde ficam os caixas eletrônicos) e o interno, onde ficam os funcionários e pode-se fazer diversos tipos de transações.
Normalmente os seguranças ficam nessa parte interna, onde há perigo maior de atentados aos funcionários e clientes, na parte externa os caixas já são programados para destruírem as cédulas de dinheiro caso carro algum tipo de ataque.
Universidades públicas: As universidades públicas são enormes e possuem amplo e livre acesso de pessoas, por isso se torna necessário contar com o apoio de seguranças.
Políticos: As pessoas envolvidas com a política, com poder de decisão um pouco mais alto, como presidentes e afins, necessitam de seguranças, justamente para evitar rebelião de pessoas insatisfeitas com o governo.
Pessoas famosas: Algumas celebridades utilizam esse tipo de serviço também, para evitar os ataques de fãs mau intencionados, ao se locomoverem e em casa também.
Algumas instituições: Outras instituições também fazem o uso de segurança como: shoppings, algumas universidades particulares, algumas escolas entre outros.
Condomínios: Locais onde moram uma quantidade de pessoas e famílias, normalmente fechados, podendo ser apartamentos ou um condomínio de casa, geralmente é cobrado uma taxa para a manutenção do local e isso inclui a segurança.
Onde conseguir vaga de segurança
Na internet você consegue encontrar diversos sites que deixam disponíveis vagas para quem quer trabalhar com segurança privada ou vigilantes (outro nome para a profissão), abaixo deixaremos alguns links para você analisar.