Segurança se tornou um item indispensável tanto para residências quanto para empresas, o que faz com que muitas pessoas procurem saber o que é monitoramento de alarme, para então definir o quanto é importante essa opção pode ou não ser para a sua necessidade.
Trata-se da escolha ideal para quem necessita deixar seu imóvel sozinho por longos períodos ou mesmo por algumas horas e quer garantir que seus bens não sejam furtados ou danificados.
Em casos mais extraordinários, a falta de dispositivos característicos pode acarretar até mesmo situações envolvendo familiares ou funcionários, se tratando de uma empresa. Por isso, é importante avaliar esse serviço e suas características, para fazer a melhor escolha.
MAS, AFINAL, O QUE É UM ALARME?
Explicando em poucas palavras, um alarme nada mais é do que um dispositivo instalado na sua residência ou empresa de modo a alertar caso o local seja invadido. Esse alerta, por sua vez, busca dificultar a ação criminosa, uma vez que é concebido por sons que imitam sirenes, latidos de cachorros e até mesmo a voz humana. Já o termo “sistema de alarmes” é empregado para representar dois ou mais itens que, juntos, têm o mesmo objetivo de inibição. A composição desse sistema pode ser feita por:
– Sensor: é responsável por detectar se alguém penetrou o local após ele ser fechado e o alarme ativado. Pode trabalhar isoladamente ou em conjunto a outros sensores, tendo modelos que são apropriados de captar tanto alterações de calor quanto movimento, por menores que signifiquem, como abertura de portas.
– Botão de pânico: usado por quem esteja no local e se sinta ameaçado.
– Cerca elétrica: busca atrapalhar invasões através de corrente elétrica. Pode ser instalada tanto logo acima do muro ou cerca comum, permanecendo à vista de todos, quanto rente aos mesmo, de modo que seja difícil identifica-la.
– Sirene: é responsável pelo som emitido quando há invasão. Pode-se tanto trabalhar com o sinal sonoro quanto com sinal luminoso.
– Bateria: é eficaz para que todos os dispositivos funcionem normalmente em caso de quedas de energia, quando muitos imóveis se tornam alvos fáceis para a ação de bandidos. A bateria, por sua vez, deve estar sempre carregada, o que faz imprescindível o uso de uma fonte para carregamento.
Outros dispositivos podem ser aproveitados, e o funcionamento acontece de forma simples: existindo qualquer anormalidade, o alarme será disparado e será feito o envio de uma notificação para o responsável e para a central de segurança, caso exista contrato com uma. Nesse caso, em poucos segundos as devidas providências são tomadas.
E O QUE É MONITORAMENTO DE ALARME OU SISTEMA DE ALARME MONITORADO?
Uma central de monitoramento de alarme, por sua vez, permite muito mais segurança e tranquilidade por monitorar esses dispositivos a distância. Dessa forma, ao receber uma notificação de movimento em uma residência, por exemplo, essa central é apropriada para identificar de qual ponto, precisamente, é o alerta. Para isso, o indicado é ter vários sensores instalados pelo imóvel, permitindo saber de qual cômodo ou área surgiu a irregularidade: se pelo muro, pela porta de frente, etc.
O proprietário é então avisado sobre o acontecido, podendo contar com o envio de uma viatura diretamente da central para fazer a checagem e, se for o caso, o acionamento da polícia por parte dos próprios atendentes. Para que isso seja possível, porém, é preciso haver comunicação ativo entre o local da ocorrência e a central de atendimento. O mais comum é que ela seja feita via telefone, o que deixa o atendimento instável caso ocorra problemas na linha, e outros dispositivos mais confiáveis, como transmissão sem fio.
Ao contratar uma empresa de segurança para instalação de alarmes, é provável verificar quais dispositivos estão inclusos, como botão do pânico, e solicitar bloqueios para alarmes falsos, impedindo deslocamento desnecessário.
O que fornece um sistema de alarme:
1 –Existe uma estrutura completa, hábil a atender às necessidades dos clientes. Para isso conta com uma frota de automóveis novos e prontos para executar rondas e agir em qualquer eventualidade, estrutura completamente informatizada, além de uma equipe com vários profissionais treinados e capacitados para diagnosticar e proporcionar as melhores soluções na implantação, manutenção e execução dos sistemas de segurança.
2 – Ao solicitar o serviço de uma empresa de vigilância, um profissional visita o local, avalia as necessidades do cliente, pondera as possibilidades mais apropriadas e só então, indica a melhor solução.
3 – Em todo o processo de instalação de alarmes envolve pesquisas e a utilização de novas tecnologias. Instalar um sensor por setor, faz com que o sistema fique 100% confiável. Caso aconteça uma invasão no local, vários setores disparam de acordo com o deslocamento do invasor. A programação das centrais do alarme é completamente sigilosa. Somente o Supervisor tem acesso à programação, impedindo que o sistema possa ser sabotado por instaladores ou pessoas de má índole.
4- Após a instalação do sistema de segurança, e realizado um teste de eficácia do sistema instalado e é realizado um treinamento para todos os usuários.
5- – O cliente tem acesso on-line a todos os eventos que acontecem no estabelecimento, tendo a garantia de que o serviço está sendo prestado com qualidade e eficiência.