Possuir um sistema de vídeo vigilância na sua empresa é sinal de segurança e supervisão já que permite fazer o controle do que passa em um determinado local no interior ou no exterior. Todas as imagens capturadas podem ser visualizadas e consideradas num único local onde se encontra o software de controlo dos vídeos ou remotamente por acesso IP. Este tipo de sistema permite evitar algumas situações de perigo inesperadas como tentativas de intrusão, problemas técnicos, possíveis focos de incêndio, etc.
A segurança de pessoas e bens é um tema que vem preocupando bastante, de modo crescente a sociedade. Com o objetivo de salva e guardar aquilo que lhes é mais importante, restaurantes, escolas, fábricas e lojas, entre outras atividades e entidades, recorrem às várias soluções disponíveis, desejando controlar melhor os procedimentos, infra-estruturas e instalações.
A videovigilância é uma das soluções de segurança, mais procurada nos últimos anos, se tornando cada dia mais importante. A instalação do sistema permite um aumento da sua segurança e dos seus bens.
Aplicações da Videovigilância
• Proteções de pessoas e bens
• Monitorização de espaços internos e externos
• Investigação de ocorrências
• Controle e verificação de alarmes
• Controle de multidões
Locais Onde Podem Ser Instalados
• Armazéns
• Lojas
• Residências
• Bancos
• Escritórios
• Fábricas
• Centros Comerciais
• Recintos de Espetáculos
Existe uma grande número de acessórios e equipamentos para instalação de sistemas de Video Vigilância. Podem ser instalados também blocos de iluminação de emergência, videovigilância, centrais de detecção de incêndio, detetores de movimento, instalação e reparações elétricas de baixa tensão em interiores e exteriores, cablagens, sistemas de segurança, telefones e iluminação.
10 vantagens de se utilizar sistemas de monitoramento à distância
Há algum tempo, fazer o controle de escadas rolantes, sistemas de ar-condicionado, portas, detectores de metais e outros elementos presentes em estações de metrô e aeroportos era um tanto complexo e trabalhoso. Cada um necessitaria ser controlado de forma particular, ou seja, um sistema controlava o sentido das escadas, outro regulava a temperatura do ar-condicionado e mais um checava bloqueios e catracas.
Mas, esse modo está totalmente ultrapassado, e vem sendo substituído no Brasil por sistemas que permitem controlar esses e outros itens de um lugar só, de modo integrado e remoto. Isso tem ajudado a vida de muitos operadores e aperfeiçoado o trabalho no transporte e em bancos, por exemplo.
Sistema Inteligente
O principal objetivo da instalação dessa integração de sistemas em uma mesma plataforma operacional. Dessa forma, a tecnologia é aberta e configurada de acordo com as necessidades do projeto. O sistema pode ser acessado tanto pela rede local do cliente quanto via internet e modifica conforme as políticas de segurança de cada empresa.
10 Benefícios e aplicações do monitoramento à distância:
1. Diminuição de gasto com aparelhamentos. A tecnologia consente monitorar e controlar sistemas distintos em um só terminal de acesso.
2. Segurança. O sistema tem estratégias automáticas de evacuação em caso de emergência e câmeras de monitoramento.
3. Portabilidade. Rede sem fio interligada, permitindo o gerenciamento completo de todos os subsistemas local e remotamente.
4. Redução de custos com mão de obra. Um mesmo operador pode controlar todos os sistemas em estações remotas, sem necessidade de adequações ou de outros operadores auxiliares. Além disso, não é necessário treinar o profissional para operar cada sistema.
5. Sustentabilidade. Instalação de ferramentas inteligentes para o uso eficiente da energia, contribuindo para diminuir os impactos ambientais.
6. Economia de energia. Com o sistema em funcionamento, o consumo mensal de energia elétrica pode ser diminuído de 30 a 60% da média normal.
7. Flexibilidade. Maiores facilidades de recursos de programação, funcionamento, manutenção e desenvolvimento de projetos.
8. Soluções inteligentes. Controle automático de equipamentos e sistema multimídia totalmente digital.
9. Redução de tempo. O operador considera na tela do computador a situação de cada equipamento em tempo real, acelerando todos os processos.
10. Versatilidade. Além de aeroportos e instalações de metrô, o monitoramento remoto pode ser aplicado em portos, shoppings centers, hospitais, fábricas, prédios comerciais, escolas, estádios, dentre outros.
O desenvolvimento de grandes plataformas e operações com sistemas como esse já é tendência no país. As empresas que hoje não ligam suas plataformas tendem a ficar cada vez mais restritas, pois o mercado não admite mais que seus projetos permaneçam dependentes de um só fornecedor.